Críticas contemporâneas

Liberdade de expressão na internet

No dicionário, a palavra moral significa: 1. pessoa dotada de bons costumes; 2.que procede conforme à honestidade e à justiça; 3. parte da filosofia, a ética, que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade e 4.conjunto de preceitos ou regras para dirigir os atos humanos segundo a justiça e a equidade natural.

Recentemente, eu estava vendo alguns dos vídeos de webblogs, (não posso relatar de quais especificamente, e para quem não sabe o que é, webblogs são produzidos por determinados blogueiros em forma de áudio e vídeo.) e não foi só um que despertou minha atenção, foram vários, além de programas de humor na tv, entre atitudes dos próprios fãs e seguidores deste tipo de canal na web.

O que mais me admirou tendo contato a esses tipos de “besteirois” da mída, é que o que eles usam como crítica ao mundo moderno recai sobre os mesmos conceitos da crítica que os mantém no ar. Como assim bial? Eles saem criticando Deus e o mundo e não fazem uma auto-crítica, e usando de meios bastante apelativos, eles criam fama e atraem seguidores. Seguidores um tanto rebeldes digamos. Os webblogueiros ( se é assim que são chamados.), fazem chingamentos a diversos gostos musicais e pessoais, a pessoas e etc, de uma forma que causa mais constrangimento do que risadas. Quem assiste, na maioria, são jovens que determinam quem são os “fodões” da internet ( termo utilizado por jovens para identificar quem é que manda no pedaço.), e os revoltosos (cambada de adolescentes) quando visualizam um comentário sobre o vídeo, com a opinião contrária a do artista da web, cometem o que o próprio artista deu como exemplo.O desrespeito humano.

São diversos chingamentos, palavrões, atos bárbaros, até à mãe da criatura, que nem sabe o que seu filho anda fazendo as escondidas na web. Tudo isso, porque não aceitam outra opinião que não seja a do seu artista. Claro, é assim que se ensina a ter senso crítico não é pessoal? (Claro que não). Já que as pessoas estão tão livres para se expressar como devem e como querem, onde pode caber o respeito? Cadê a moral? Será que essas pessoas, no momento em que elaboram estes vídeos, estão pensando como estão criando jovenszinhos arrogantes e sem respeito à liberdade de opinião e expressão? Além de se tornarem bastantes influenciáveis a este tipo de informação. Será que o que eles estão fazendo é ter mesmo senso de opinião quando chingam e desrespeitam a imagem de um artista?. Pode ser até divertidíssimo assistí-los, mas o que vai ocorrer a esses fãs que não sabem o limite da liberdade de expressão?. Podem me chamar de moralista ou piegas, mas enquanto esta desenfreada liberdade de expressão continuar na internet, sem respeito a própria expressão alheia, o cyberespaço nunca terá uma ordem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s